sábado, 27 de junho de 2009

A PRÉ-HISTÓRIA DA AMÉRICA

A PRÉ-HISTÓRIA DA AMÉRICA.

O continente americano foi ocupado pelos primeiros homens paleolítico antes de 50.000 a.C. O mais provável é que tenham chegado à América através do estreito de Bering.
Buscando a sobrevivência e dependentes da natureza, bandos de homens paleolíticos foram empurrados pela glaciação, fenômeno climático de longa duração, representado pela diminuição intensa das temperaturas por vários séculos. Tal fato aumentava as massas de gelo nos continentes enquanto rebaixava o nível do mar em mais de 100 metros, permitindo que em alguns lugares, como no estreito de Bering, houvesse um recuo das águas, aflorando o chão e permitindo a passagem terrestre entre a Ásia e a América.
Não sendo descartada também a hipótese de um caminho marítimo apoiado em ilhas do oceano Pacífico, ligando a Ásia ao nosso continente. Existem diversos vestígios pré-históricos em estudo hoje, especialmente no Piauí, no Brasil, onde se destacam os trabalhos da arqueóloga Niéde Guidon.
Ao que tudo indica, logo depois de 7.000 a.C., em algumas regiões americanas, muitos homens passaram à fase do cultivo de plantas e da domesticação de animais, período comumente chamado de Neolítico.
O aumento populacional decorrente dos progressos alimentares obtidos possibilitou o surgimento de algumas sociedades de enorme grau de sofisticação, a exemplo dos Astecas no México, Maias na América Central e Incas na região do Peru.
Na Mesoamérica surgiram inúmeras civilizações grandiosas, começando pela Olmeca, seguida da primeira cidade da região, Teotihuacán, e da Civilização Maia. Esta última, considerada uma das mais brilhantes do continente, era dividida em várias cidades-estados. Atingiu seu apogeu entre os séculos III e XI da nossa era.
Destacou-se a seguir a civilização Asteca, a mais grandiosa da Mesoamérica, cuja capital, a cidade de Tenochtitlán, tinha uma população superior a qualquer cidade espanhola de sua época.
Na região Andina Central, os primeiros impérios surgiram depois do ano 600, destacando-se o de Tiahuanaco, Huari, Chimu e especialmente o Império Inca.
Foi o Império Inca o mais grandioso da História da América Andina, cujos governantes estenderam seus domínios sobre uma área que ia do Equador até a Argentina. O seu centralismo administrativo liderado pelo Inca, o Imperador, fundava-se na exploração de tribos vizinhas e na obrigação da população camponesa trabalhar e pagar tributos à burocracia governamental.
Aos primeiros homens do Paleolítico que alcançaram o continente, coube o povoamento mais primitivo da América, a aos conquistadores europeus dos séculos XV e XVI, a integração da região ao desenvolvimento histórico europeu.
O encontro entre os povos e as culturas originárias destas duas ondas humanas dirigidas à América, depois de separadas por dezenas de milhares de anos, foi antes de tudo arrasador.
A conquista européia foi acompanhada de destruição de povos, culturas e da exploração e marginalização de grupos étnicos. Seus descendentes – grupos indígenas norte-americanos, mexicanos, brasileiros e andinos – ainda hoje, lutam para defender espaços de sobrevivência em rodo o continente.
Foi da evolução desta fusão demolidora que se forjaram as características peculiares às nossas nações latino-americanas.


sexta-feira, 19 de junho de 2009

Xadrez 1

Como Elaborar um Projeto de Implantação de Xadrez na sua Escola.

→ Introdução.

O Xadrez é considerado ciência (tem sido investigado por áreas como psicologia, pedagogia, história, matemática, informática, entre outras), arte (o enxadrista ao realizar uma bela partida experimenta a sensação estética similar à sentida ante uma obra mestra da pintura ou da música) e esporte (pelo seu caráter competitivo, sendo, inclusive, reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional – COI – como modalidade esportiva desde 1999).

Espanhol

¡HOLA!

Rosalía: Buenos días. ¿Como estás?
Juan: Bien, gracias ¿Y tú qué tal?
Rosalía: Estupandamente. ¿Tus padres también están bien?
Juan: Regular. Mi madre está enferma. Mi padre está preocupado con el trabajo.
Rosalía: ¡Cómo lo siento! Mi hermana Rosa también está un poco cansada. Yo, en cambio, estoy muy tranquila.
Juan: Me alegro mucho.
Don Alberto: ¡Hola, chicos! ¿Cómo vamos?
Rosalía: ¡Muy bien! ¿Y usted?
Don Alberto: Hoy estoy muy contento. Las cosas van bien.
Juan: ¡Qué suerte!
Don Alberto: Bueno, disculpad, tengo que irme. Adiós, hasta luego.
Rosalía: Hasta otro día.
Juan: Adiós, Don Alberto.

Preguntas.

1º) ¿Rosalia y Juan están bien?

2º) ¿Y los padres de Juan?

3º) ¿Y la hermana de Rosalía?

4º) ¿Y don Alberto?

Esquema Gramatical.

→ Pronombres Personales.

Singular
1ªPersona
Yo
2ªPersona

3ªPersona
Èl / Ella / Usted

Plural
1ªPersona
Nosotros/Nosotras
2ªPersona
Vosotros/Vosotras
3ªPersona
Ellos/Ellas/Ustedes

Practica.

→ Completa las frases con los pronombres personales del cuadro:

¿Quién soy ________________?
(1ª pers., sing.)

____________ sois muy buenos.
(2ª pers. pl., masc.)

_____________ se llama María.
(3ª pers. sing., fem.)

¿Qué haces ______________?
(2ª pers. sing.)

_______________ no somos hermanas.
(1ª pers. pl., fem.)

¡__________ estais muy guapas!
(2ª pers. pl., fem.)

________________ van al cine.
(3ª pers. pl., masc.)

____________ va salir conmigo.
(3ª pers. sing., masc.)

¿Sois ___________ extranjeros?
(2ª pers. pl., masc.)

LA PUERTA
(Luís Miguel)

La puerta se cerró detrás de ti,
Y nunca mas volviste a aparecer
Dejaste abandonada la ilusión,
Que había en mi corazón por ti

La puerta se cerró detrás de ti,
Y así detrás de ti se fue mí amor
Creyendo que podría convencer,
A tu alma de mí padecer

Pero es que no supiste soportar
Las penas que no dio
La misma adversidad, así como también
Nos dio felicidad, nos vino a castigar con el dolor

La puerta se cerró detrás de ti
Y nunca mas volviste a aparecer
Dejaste abandonada la ilusión,
Que había en mi corazón por ti

terça-feira, 16 de junho de 2009

Pré-História

A PRÉ-HISTÓRIA.

Costuma-se definir como Pré-História o período do passado da humanidade que vai do aparecimento do homem à invenção da escrita.
Essa definição, para um grupo de historiadores, é considerada incorreta, pois todo o passado do homem, da origem aos dias atuais, compõe a História.
Do ponto de vista científico, a teoria evolucionista, elaborada por Chalés Darwin, é mais aceita hoje. Segundo essa teoria, o homem e o macaco descendem de um mesmo ancestral comum, o Ramapithecus.
Vejamos as principais espécies e subespécies de hominídeos descobertas pelos cientistas por meio de registros fósseis:

Australopithecus: Os indivíduos desse grupo são os mais antigos ancestrais conhecidos da humanidade. Existiram diversas espécies diferentes de Australopithecus, como o anamensis, o afarensis, o africanus, o garhi e o boisei.
Homo Rudolfensis: os primeiros membros dessa espécie surgiram por volta de 2,4 milhões de anos atrás. São considerados, atualmente, a espécie mais antiga do gênero Homo.
Homo Habilis: Contemporâneo dos Australopithecus, viveu há aproximadamente 2 milhões de anos, na África. Uma de suascaracterísticas era a diferença na alimentação, que, além de vegetais, incluía carne.
Homo Erectus: Foi o primeiro grupo do Gênero humano a sair do continente africano e a povoar a Europa e a Ásia. Os indivíduos desse grupo utilizavam instrumentos feitos de pedra e eram hábeis caçadores. Foram ainda os primeiros a utilizar o fogo.
Homo Sapiens Moderno: Surgido há 150 mil anos, é o grupo ao qual pertencemos. Foram eles que ocuparam todos os continentes, chegando à América e à Oceania.

A Pré-História tem sido dividida em três fases:

O Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (Da origem do homem até 10000 a.C.): Caracterizado pelo uso de utensílios elaborados a partir da pedra lascada. Nesse momento, o ser humano era nômade, subsistindo a partir da coleta, da caça e da pesca. O mais revolucionário avanço do homem no Paleolítico foi a descoberta e o controle do fogo. Constituía comunidades onde predominava a propriedade coletiva dos meios de produção.
Neolítico ou Idade da Pedra Polida (De 10000 a 5000 a.C.): Marcado pelo processo de sedentarização da espécie humana. A partir do domínio sobre técnicas agrícolas e da criação de animais, formaram-se os primeiros núcleos urbanos e deu-se a organização das tribos, que correspondem a formações sociais mais complexas.
Idade dos Metais (5000 a 4000 a.C.): Momento em que o ser humano, aperfeiçoando técnicas de metalurgia, conseguiu elaborar instrumentos de trabalho e armas. Com isso, alguns grupos passaram a deter a hegemonia sobre outros e as sociedades dividiram-se em classes sociais.

As comunidades passaram a produzir excedentes. Em função disso, surgiram à propriedade privada e as diferenças sociais. A necessidade de defesa deu origem às tribos, cidades e estados. É dessa época a invenção da escrita, marcando o fim da Pré-História e o começo da História.

terça-feira, 9 de junho de 2009

INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HITÓRICOS

INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HITÓRICOS.

A História é uma ciência que estuda o passado das sociedades humanas, buscando resgatar e compreender suas realizações econômicas, sociais, políticas e culturais.
A palavra História nasceu na Grécia antiga e significava “investigação”. Foi o grego Heródoto, considerado o “pai da história”, que, pela primeira vez, empregou esta palavra com o sentido de investigação do passado.
O historiador, em suas análises e interpretações, utiliza-se de fontes históricas, ou seja, de vestígios deixados pelo homem de diferentes épocas e civilizações, tais como: Restos Arqueológicos: Esculturas, desenhos, cerâmicas, utensílios domésticos, de caça e de pesca e armas utilizadas na Guerra; Monumentos: Pirâmides, túmulos, templos e arquitetura em geral; Documentos Escritos: Inscrições, manuscritos, jornais, livros, contratos, certidões de nascimento; Tradições: Narrações poéticas, cações populares, lendas, fábulas; Outros documentos: Vídeos, fotos, filmes, máquinas.
Como a História é a Ciência que estuda as ações do homem sob diversos aspectos, com suas contradições e complexidades, o historiador se vale de outras ciências para a análise do fato histórico, entra elas:
· Geografia: Estuda a Terra em seu aspecto físico e as relações entre os grupos humanos e a natureza;
· Economia: Estuda a produção, circulação, distribuição e consumo de riquezas;
· Sociologia: Estuda as relações das pessoas no grupo social em que vivem e dos grupos sociais entre si;
· Antropologia: Estuda os grupos humanos em seus aspectos físicos e naturais;
· Arqueologia: Estuda os vestígios deixados por diferentes povos;
· Paleontologia: Estuda os fósseis;
· Cronologia: Estuda as divisões do tempo;
· Paleografia e Epigrafia: Estuda as escritas antigas;
· Numismática: Estuda as moedas.

Estudar a História é, portanto, voltar ao passado. Por isso é importante compreender o tempo e suas divisões. Para marcar o tempo, os cristãos contam o tempo a partir do ano do nascimento de Jesus Cristo, considerado o ano 1. Isso quer dizer que, para os cristãos, os acontecimentos históricos dividem-se entre os que ocorreram antes de Cristo (a.C.) nascer e os que ocorreram depois do nascimento de Cristo (d.C.).
Existem várias maneiras de dividir o tempo: dias, meses, anos, décadas, séculos etc. Pela divisão em séculos todas as datas entre o ano 1 e o ano 100 pertencem ao século I, as datas entre o ano 101 e o ano 200 pertencem ao século II, e assim por diante.
Por convenção, um dos marcos mais importantes usados na periodização é o da criação da escrita, por volta de 4000 a.C., indicado para separar a Pré-História da História propriamente dita. Para a História, utilizaremos uma das divisões mais simples, que apresenta quatro grandes períodos. São eles:
· Idade Antiga: Do aparecimento da escrita até o século V;
· Idade Média: Do século V ao século XV;
· Idade Moderna: Do século XV ao século XVIII;
· Idade Contemporânea: Do século XVIII aos dias atuais.

domingo, 7 de junho de 2009

A BIBLIA E O CELULAR

A BIBLIA E O CELULAR.
Já imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia dojeito que tratamos o nosso celular?
E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no bolso ou na bolsa?
E se déssemos uma olhada nela várias vezes ao dia?
E se voltássemos para apanhá-la quando a esquecemos em casa, no escritório...?
E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos?
E se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela?
E se a déssemos de presente às crianças?
E se a usássemos quando viajamos?
E se lançássemos mão dela em caso de emergência?
Mais uma coisa:
“Ao contrário do celular, a Bíblia não fica sem sinal. Ela'pega' em qualquer lugar.
Não é preciso se preocupar com a falta de crédito porque Jesus já pagou a conta e os créditos não têm fim.
E o melhor de tudo: não cai a ligação e a carga da bateria é para toda a vida.
'Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto'! (Is 55:6)”
JESUS... O maior Homem na história, JESUS CRISTO , não teve nenhum empregado, no entanto chamaram-no Soberano.
Não teve nenhum diploma, no entanto chamaram-no professor.
Não tinha nenhum medicamento, no entanto chamaram-no Doutor.
Não teve nenhum exército, no entanto os reis temeram-no.
Não ganhou nenhuma batalha militar, no entanto conquistou o mundo.
Não cometeu nenhum crime, no entanto o crucificaram.
Foi enterrado num túmulo, no entanto vive hoje.
Sinto-me honrado por servir tal chefe que me Ama!
Se você crê em Jesus Cristo, envie isto há todos os seus conhecidos e não simplesmente ignore.