quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O JUDAÍSMO.

O JUDAÍSMO.

Enquanto a maioria dos povos da Antiguidade continuou acreditando na existência de vários deuses, os judeus desenvolveram a crença em um único Deus (Monoteísmo).
É importante notar, entretanto, que a passagem para o monoteísmo foi um processo lento e gradual. Em tempos remotos, os judeus cultuavam espíritos que eles diziam residir em montanhas, fontes e pedras especiais.
A partir do século XII a.C., os judeus foram deixando de cultuar esses Deuses e adotaram a Monolatria, ou seja, o culto a um único Deus, embora acreditassem na existência de vários outros.
Do século VIII a.C. em diante os judeus desenvolveram o Monoteísmo Ético, isto é, a crença na existência de um só Deus, que exige de seus seguidores uma elevada conduta moral.
O monoteísmo ético só se consolidou e se propagou graças às pregações de talentosos Profetas como Amós, Oséias e Isaías. Tais profetas viveram num tempo em que os reis abusavam de seus poderes, a riqueza se concentrava nas mãos de poucos e a corrupção se alastrava por toda a Palestina.
Além de clamarem por justiça, os profetas afirmavam sua fé em um único Deus (criador de todo o Universo) e valorizavam o amor ao próximo, a prática da caridade, da bondade e da humildade.
Em suas profecias, reafirmavam também a crença na vinda de um Salvador que, segundo eles, iria libertar os hebreus. Daí dizer-se que o Judaísmo é Salvacionista. Para os cristãos, o salvador é Jesus Cristo. Os Judeus, porém, ainda esperam a vinda do Messias.
A essência do Judaísmo encontra-se no Pentateuco, que são os cinco primeiros livros da Bíblia. As três principais festas do Judaísmo são:

Páscoa – que relembra a saída dos judeus do Egito;
Pentecostes – que celebra a entrega dos Dez Mandamentos a Moisés;
Tarbernáculos – que recorda a longa caminhada dos judeus através do deserto.

É preciso dizer ainda que o Judaísmo influenciou profundamente o Cristianismo, que desde a sua origem também se mostrou preocupado com a construção de uma sociedade mais justa.

Um comentário: