domingo, 14 de fevereiro de 2010

O HINDUÍSMO

O HINDUÍSMO.

O Hinduísmo é hoje a religião praticada pela maioria dos indianos, habitantes da Índia. É a mais antiga doutrina viva do mundo. Deriva do Vedismo e integra numerosas seitas diferentes.
Os adeptos do Hinduísmo, os hindus ou hinduístas, acreditam numa quantidade variada de divindades. Cada cidade, cada família tem seus próprios Deuses.
O ensinamento Hinduísta, desde 1500 a.C., está registrado nos quatro livros dos Vedas. Eles contêm as verdades eternas reveladas pelos Deuses. Como o Deus único não pode ser reconhecido, há em torno de 330 milhões de formas diferentes para representar as divindades. O Hinduísmo também é chamado de Bramanismo, pois o Ser Supremo é Brama.
Cada hindu é livre para se dirigir ao Deus que preferir. Pelos menos três desses Deuses são muito conhecidos: Brama, o criador; Vishnu, o conservador do universo; Xiva, o destruidor e recriador da vida. Portanto, cada Deus representa um aspecto do universo.
O cotidiano do cidadão hindu está impregnado de sentimento religioso. Antes de deitar-se queima incenso sobre o pequeno altar de seu quarto, oferece alimentos ou flores aos Deuses, purificar-se e repete os textos sagrados.
O Hinduísmo prega que todo ser vivo tem uma alma imortal. Embora a criatura morra, sua alma renasce constantemente em diferentes tipos de corpos. Os mortos não são enterrados, mas cremados (queimados). Os renascimentos, ou reencarnações, só terminam quando a alma alcança a perfeição. Esse nível de evolução é atingido pelo brâmane, sacerdote que executa os ritos dos Vedas.
O sistema de castas, que vincula a pessoa à camada social em que nasceu, constitui também uma característica fundamental do Hinduísmo. Toda e qualquer pessoa pertence à classe social que merece. O homem recebe o que plantou, de acordo com sua conduta na existência anterior. Por exemplo: uma pessoa pertenceu a uma classe social inferior numa determinada vida. Sua esperança de alcançar uma situação socialmente melhor não se encontra nessa vida, mas na próxima. Para isso, terá que reencanar mais uma vez.
Existem, atualmente, 800 milhões de pessoas que seguem o Hinduísmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário