segunda-feira, 8 de março de 2010

O BUDISMO.

O BUDISMO.

O Budismo se originou dos ensinamentos do príncipe indiano Siddarta Gautama, o Buda. O fundador do Budismo nasceu em 566 a.C. em um clã de nobres guerreiros. A doutrina desenvolveu-se em diversas direções da Índia e depois atingiu a China e o Japão.
Buda quer dizer Iluminado em sânscrito, antiga língua da Índia. Segundo a religião budista, uma profecia aconselhou seu pai a educá-lo num “paraíso”, ou seja, num palácio suntuoso, ao abrigo do mundo. Insatisfeito com a riqueza e a mediocridade de seu ambiente, Buda fugiu do palácio. Disfarçou-se de pobre e decidiu, então, levar uma existência nômade, de asceta silencioso. Fez isso para poder encontrar o caminho que o libertasse do ciclo de nascimento e morte. Depois de vários dias de meditação, imóvel sob uma árvore, o príncipe Siddarta Gautama recebeu “a iluminação”, tornando-se, assim, um Buda. A partir daí, começou a pregar sua mensagem.
A doutrina de Buda centra-se na idéia de que toda a vida é sofrimento resultante de desejos insatisfeitos. A única solução para conseguir a felicidade é a eliminação do desejo.
O Budismo prega a tolerância, a não-violência e a compaixão. A pessoa pode avançar no “Caminho da Libertação” respeitando algumas regras. Estas, entre outras, são: não matar, não roubar, não mentir, abster-se da luxúria e do álcool.
Mas a felicidade completa, chamada de Nirvana, só é alcançada depois que a pessoa eliminar todo e qualquer desejo egoísta.
Atualmente o Budismo quase não é praticado na Índia, seu berço. Mas ele tem aproximadamente 380 milhões de adeptos em todo o mundo.
Em cada região, o Budismo adaptou aos costumes locais e tomou formas muito variadas. O Budismo praticado no Tibete, por exemplo, apresenta características particulares. O Dalai-lama é o chefe espiritual dessa ramificação do Budismo.
No Japão, o Budismo misturou-se com a antiga escola de meditação chinesa Chan (Zen, em japonês), dando origem ao Zen-Budismo.
O Zen-Budismo prega a meditação profunda, a respiração correta e o domínio da mente sobre o corpo. Dessa corrente surgiu o Zen Macrobiótico. A macrobiótica é uma forma de alimentação cujos princípios são: utilizar alimentos naturais (o arroz integral, sobretudo), abandonar medicamentos e harmonizar-se com as leis da natureza.

2 comentários:

  1. Adorei saber mais sobre o budismo ajudou no meu trabalho de escola

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber mais sobre o budismo ajudou no meu trabalho de escola

    ResponderExcluir