quarta-feira, 28 de outubro de 2009

ÁFRICA ANTIGA.

ÁFRICA ANTIGA.

Há estudos historiográficos sobre pelo menos duas “Áfricas” bastante distintas. Uma é a da região do Egito, local de surgimento de uma das primeiras sociedades complexas da humanidade. A outra é a que costumamos chamar de subsaariana, ou seja, aquela que se desenvolveu ao sul do deserto do Saara.
As fontes para o estudo da História dos povos da África subsaariana, porém, são poucas. As tradições, até muito pouco tempo atrás, eram transmitidas de forma oral, não existindo muitos textos escritos. As fontes encontradas por historiadores e arqueólogos são principalmente objetos feitos de pedra ou metal.
Na História da África Antiga algumas sociedades acabaram se tornando mais conhecidas em virtude de sua longevidade ou importância política e econômica dentro do continente e também por suas relações com persas, gregos e romanos.
Entre 3600 a.C. e 1700 a.C., a região da Núbia, onde hoje se localizam o Sudão e a Eritréia, esteve sob domínio e colonização do Egito. Por volta de 1700 a.C., os Núbios já haviam conquistado sua independência e eram, além dos egípcios, a única sociedade a ter um Estado forte na África, o Império Kush, com um pequeno grupo de letrados e população predominante urbana.
Já o povo Cartaginês constituiu um império sólido na região, sobretudo durante o século V a.C., período em que alcançou sua máxima extensão:seus domínios estendiam-se desde o atual Marrocos, no oeste, até o golfo de Sidra, na atual Líbia, a leste. Suas possessões incluíam ilhas no mar Mediterrâneo e algumas terras no oeste da Sicília, divididas com cidades gregas.
Entre os séculos V a.C. e IV a.C., um grupo de habitantes da península Arábica, fugindo do deserto, se estabeleceu na região africana onde hoje se localizam a Eritréia e o norte da Etiópia, na costa do mar Vermelho. Ali, fundaram a cidade de Adúlis e, recebendo influências dos povos locais, expandiram seu território e fundaram a cidade, e depois, o Império de Axum.
Por ser um continente muito extenso, diversas religiões manifestaram-se na África, ao longo da História. Nas partes mais próximas à Europa e à Ásia, foi significativa a influência do Judaísmo. Mais tarde, o Cristianismo e o Islamismo se fizeram presentes na África de forma intensa. Na África Ocidental, junto à costa do Atlântico, assim como na África Meridional, outras religiões e crenças se desenvolveram ao longo dos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário