terça-feira, 13 de outubro de 2009

A CIVILIZAÇÃO INDIANA.

A CIVILIZAÇÃO INDIANA.

Em tempos remotos – entre 3000 e 2000 a.C. –, a Índia era dominada pelos Marajás, príncipes que exerciam o seu poder sobre as populações da região.
Por volta de 2500 a.C. um povo indo-europeu – os arianos – invadiu a Índia vindo do noroeste. Esse povo trouxe novas técnicas, tais como a produção do bronze e do ferro. Desenvolveu também a criação de cavalos. Do encontro entre a cultura ariana e a antiga cultura dravidiana nasceu à cultura hindu (indiana).
A invasão dos arianos foi seguida de grandes guerras entre as diferentes tribos desse povo. A epopéia Mahabharata, livro sobre a mitologia da Índia, relata essas guerras.
O período de maior brilho na Índia Antiga aconteceu durante o governo dos imperadores da dinastia Gupta. Nos séculos IV d.C. e V d.C. a Índia era o maior Império Asiático. A economia baseava na agricultura nas margens do rio Ganges. A Era Gupta conheceu um grande florescimento intelectual.
Através de um longo processo de mudanças a sociedade dividiu-se em castas. O chamado sistema de castas consiste na existência de uma hierarquia social muito rígida, que determina o que será a vida de um homem desde o seu nascimento. Na concepção indiana, o homem logo cedo fica sabendo onde pode morar, quem pode desposar o trabalho que exercerá, e até mesmo como deverá se vestir e o que deverá comer.
No século VI a.C. a região ocidental da Índia foi conquistada pelos persas. No século IV a.C. Alexandre Magno, rei da Macedônia conquistou Gândara, no atual Paquistão, mas depois de uma sublevação teve que se retirar da cidade.
Quem realmente fundou o primeiro Império Indiano foi o imperador Asoka, no século III a.C. que criou um império unificado e organizado.
Para entendemos o passado e o presente da Civilização Indiana, temos que conhecer um pouco a História de suas Religiões. Veremos as duas mais importantes, o Hinduísmo e o Budismo.
A religião Hinduísta pregava que o indivíduo deveria se conformar em pertencer à casta inferior (era seu destino, seu carma). Assim, quando morresse, sua alma renasceria (reencarnaria) no corpo de um bebê de casta mais elevada. Outra religião que surgiu na Índia foi o Budismo. Os budistas acreditam que uma pessoa só alcança a paz suprema quando suprime completamente seus desejos.
Os indianos tinham uma escrita alfabética e até mesmo livros de gramática. No campo das ciências fizeram várias descobertas notáveis. Por exemplo, os algarismos que nós utilizamos (1,2,3 etc.) foram inventados por eles. Ensinaram aos árabes, que mais tarde os transmitiram aos europeus.
A literatura indiana era brilhante, mas estava escrita no idioma sânscrito, que não era compreendido pela maioria do povo. Só uma elite podia ler os livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário