terça-feira, 9 de junho de 2009

INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HITÓRICOS

INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HITÓRICOS.

A História é uma ciência que estuda o passado das sociedades humanas, buscando resgatar e compreender suas realizações econômicas, sociais, políticas e culturais.
A palavra História nasceu na Grécia antiga e significava “investigação”. Foi o grego Heródoto, considerado o “pai da história”, que, pela primeira vez, empregou esta palavra com o sentido de investigação do passado.
O historiador, em suas análises e interpretações, utiliza-se de fontes históricas, ou seja, de vestígios deixados pelo homem de diferentes épocas e civilizações, tais como: Restos Arqueológicos: Esculturas, desenhos, cerâmicas, utensílios domésticos, de caça e de pesca e armas utilizadas na Guerra; Monumentos: Pirâmides, túmulos, templos e arquitetura em geral; Documentos Escritos: Inscrições, manuscritos, jornais, livros, contratos, certidões de nascimento; Tradições: Narrações poéticas, cações populares, lendas, fábulas; Outros documentos: Vídeos, fotos, filmes, máquinas.
Como a História é a Ciência que estuda as ações do homem sob diversos aspectos, com suas contradições e complexidades, o historiador se vale de outras ciências para a análise do fato histórico, entra elas:
· Geografia: Estuda a Terra em seu aspecto físico e as relações entre os grupos humanos e a natureza;
· Economia: Estuda a produção, circulação, distribuição e consumo de riquezas;
· Sociologia: Estuda as relações das pessoas no grupo social em que vivem e dos grupos sociais entre si;
· Antropologia: Estuda os grupos humanos em seus aspectos físicos e naturais;
· Arqueologia: Estuda os vestígios deixados por diferentes povos;
· Paleontologia: Estuda os fósseis;
· Cronologia: Estuda as divisões do tempo;
· Paleografia e Epigrafia: Estuda as escritas antigas;
· Numismática: Estuda as moedas.

Estudar a História é, portanto, voltar ao passado. Por isso é importante compreender o tempo e suas divisões. Para marcar o tempo, os cristãos contam o tempo a partir do ano do nascimento de Jesus Cristo, considerado o ano 1. Isso quer dizer que, para os cristãos, os acontecimentos históricos dividem-se entre os que ocorreram antes de Cristo (a.C.) nascer e os que ocorreram depois do nascimento de Cristo (d.C.).
Existem várias maneiras de dividir o tempo: dias, meses, anos, décadas, séculos etc. Pela divisão em séculos todas as datas entre o ano 1 e o ano 100 pertencem ao século I, as datas entre o ano 101 e o ano 200 pertencem ao século II, e assim por diante.
Por convenção, um dos marcos mais importantes usados na periodização é o da criação da escrita, por volta de 4000 a.C., indicado para separar a Pré-História da História propriamente dita. Para a História, utilizaremos uma das divisões mais simples, que apresenta quatro grandes períodos. São eles:
· Idade Antiga: Do aparecimento da escrita até o século V;
· Idade Média: Do século V ao século XV;
· Idade Moderna: Do século XV ao século XVIII;
· Idade Contemporânea: Do século XVIII aos dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário