terça-feira, 16 de junho de 2009

Pré-História

A PRÉ-HISTÓRIA.

Costuma-se definir como Pré-História o período do passado da humanidade que vai do aparecimento do homem à invenção da escrita.
Essa definição, para um grupo de historiadores, é considerada incorreta, pois todo o passado do homem, da origem aos dias atuais, compõe a História.
Do ponto de vista científico, a teoria evolucionista, elaborada por Chalés Darwin, é mais aceita hoje. Segundo essa teoria, o homem e o macaco descendem de um mesmo ancestral comum, o Ramapithecus.
Vejamos as principais espécies e subespécies de hominídeos descobertas pelos cientistas por meio de registros fósseis:

Australopithecus: Os indivíduos desse grupo são os mais antigos ancestrais conhecidos da humanidade. Existiram diversas espécies diferentes de Australopithecus, como o anamensis, o afarensis, o africanus, o garhi e o boisei.
Homo Rudolfensis: os primeiros membros dessa espécie surgiram por volta de 2,4 milhões de anos atrás. São considerados, atualmente, a espécie mais antiga do gênero Homo.
Homo Habilis: Contemporâneo dos Australopithecus, viveu há aproximadamente 2 milhões de anos, na África. Uma de suascaracterísticas era a diferença na alimentação, que, além de vegetais, incluía carne.
Homo Erectus: Foi o primeiro grupo do Gênero humano a sair do continente africano e a povoar a Europa e a Ásia. Os indivíduos desse grupo utilizavam instrumentos feitos de pedra e eram hábeis caçadores. Foram ainda os primeiros a utilizar o fogo.
Homo Sapiens Moderno: Surgido há 150 mil anos, é o grupo ao qual pertencemos. Foram eles que ocuparam todos os continentes, chegando à América e à Oceania.

A Pré-História tem sido dividida em três fases:

O Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (Da origem do homem até 10000 a.C.): Caracterizado pelo uso de utensílios elaborados a partir da pedra lascada. Nesse momento, o ser humano era nômade, subsistindo a partir da coleta, da caça e da pesca. O mais revolucionário avanço do homem no Paleolítico foi a descoberta e o controle do fogo. Constituía comunidades onde predominava a propriedade coletiva dos meios de produção.
Neolítico ou Idade da Pedra Polida (De 10000 a 5000 a.C.): Marcado pelo processo de sedentarização da espécie humana. A partir do domínio sobre técnicas agrícolas e da criação de animais, formaram-se os primeiros núcleos urbanos e deu-se a organização das tribos, que correspondem a formações sociais mais complexas.
Idade dos Metais (5000 a 4000 a.C.): Momento em que o ser humano, aperfeiçoando técnicas de metalurgia, conseguiu elaborar instrumentos de trabalho e armas. Com isso, alguns grupos passaram a deter a hegemonia sobre outros e as sociedades dividiram-se em classes sociais.

As comunidades passaram a produzir excedentes. Em função disso, surgiram à propriedade privada e as diferenças sociais. A necessidade de defesa deu origem às tribos, cidades e estados. É dessa época a invenção da escrita, marcando o fim da Pré-História e o começo da História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário