terça-feira, 25 de agosto de 2009

A CIVILIZAÇÃO MESOPOTÂMICA.

A CIVILIZAÇÃO MESOPOTÂMICA.

Entre a Ásia, África e Europa, uma região fertilizada pelas inundações periódicas de dois grandes rios atraiu povos e os obrigou a desenvolver obras de engenharia. Para coordenar sua realização surgiu o Estado. Essa região foi chamada Mesopotâmia e dominada, sucessivamente, pelos sumérios, acádios, amoritas, assírios e caldeus.
Os sumérios fixaram-se no sul da Mesopotâmia em 3500 a.C. Com o tempo, foram construindo importantes cidades-Estados como Ur, Uruck, Lagash e Nippur. Cada cidade-Estado era governada por um patesi, que, além de sumo sacerdote, era o chefe político e militar. Agricultores e criadores de gado desenvolveram a escrita cuneiforme e os veículos sobre rodas.
Em 2300 a.C., os acádios dominaram os sumérios graças ao uso do arco e flecha, mas trezentos anos depois foram dominados pelos amoritas (antigos babilônios), cuja principal criação foi o primeiro código de leis escritas da História – o Código de Hamurábi, ele definia numerosos tipos de crimes e a penalidade correspondente a cada um deles. Para alguns tipos de crimes, adotava-se a Lei de Talião, expressa na frase “olho por olho, dente por dente”.
No século VIII a.C., os amoritas foram dominados pelos assírios, que haviam desenvolvido um poderoso exército usando armas de ferro, carros de combate e aríetes. Além da Mesopotâmia, dominaram a Síria, Fenícia, Palestina e Egito. Em 612 a.C. foram vencidos por uma aliança entre caldeus e medos.
Os caldeus (novos babilônicos) – com as imensas riquezas obtidas em várias partes do Império, Nabucodonosor ordenou a reconstrução da Babilônia, embelezando-se e transformando-a no principal centro cultural da sua época. Foi quando a cidade ganhou a célebre Torre de Babel e os famosos Jardins Suspensos da Babilônia – mas sua dominação durou pouco: em 539 a.C. foram vencidos pelos persas de Ciro, o Grande, que libertou os judeus do cativeiro na Babilônia.
A economia da Mesopotâmia baseava-se principalmente na agricultura, mas os povos da região desenvolveram também a criação de gado, o artesanato, a mineração e um ativo comércio à base de trocas que se estendia à Ásia Menor, ao Egito e à Índia.
Sua organização social formava uma pirâmide que tinha no topo membros da família real, nobres, sacerdotes e militares. A base era composta de artesãos, camponeses e escravos. Na Mesopotâmia o rei era, ao mesmo tempo, chefe militar, político e religioso.
A religião politeísta e os Deuses antropomórficos (possuíam forma humana). Destacavam-se o Deus do Sol, Shamach; Enlil, o Deus dos ventos e das chuvas; e Ishtar, a Deusa do amor e da fecundidade. Não acreditavam na vida após a morte e não se importavam com os mortos, mas acreditavam em demônios, gênios, espíritos bons, magias e adivinhações. A importância que atribuíam aos astros levou-os a criar o Zodíaco e os primeiros Horóscopos.
A astrologia fez com que desenvolvessem conhecimentos de astronomia e matemática. Calculavam a duração correta da semana em 7 dias e o dia em 12 horas duplas. O sistema numérico de base 60 permitiu que chegassem aos graus, segundos, minutos e horas. Na literatura, destaca-se a Epopéia de Gilgamés (que narra a ira dos Deuses e a inundação de Terra para castigo dos homens), além de textos religiosos.
No campo da arquitetura, os sumérios foram os construtores dos primeiros Zigurate: uma construção piramidal composta de vários pisos, encimados por um templo dedicado ao Deus local. A Torre de Babel era um zigurate colossal com mais de cem metros de altura.

Um comentário:

  1. bla bla bla bla blaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    vam si verraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir