sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Xadrez 3

Implantação de um projeto em Xadrez parte 3 (final).

→ Operacionalização.

• Palavras Cruzadas – Para resolver o jogo, devem ser escritas às palavras correspondentes às definições, onde os alunos irão associar as regras do xadrez ao correto preenchimento;

• Partida de Torneio Analisada – Um mestre internacional de renome explica as idéias de uma partida lance a lance para os alunos;

• Caça-Palavra Temático – A procura da palavra correta deve ser associada à procura do lance correto durante a partida de xadrez;

• Labirinto – O rei ou outra peça deve achar o caminho até o tabuleiro;

• Texto para Interpretação – Baseado em notícias da imprensa ligada ao xadrez;

• Quebra-Cabeça – Onde os alunos devem acertar qual o(s) lance(s) certo(s) a partir de um diagrama exposto, analisando várias possibilidades de lance sem mexer nas peças.


→ Bibliografia Básica.

• DOUBEK, J. Xadrez – para principiantes. 1982. 14ª, Ediouro. Rio de Janeiro.
• HODGSON, Julian. Xadrez – nocautes fulminantes. 2001. Ciência Moderna. Rio de Janeiro.
• NOTTINGHAM, Ted; WADE, Bob; LAWRENCE,Al. Xadrez – para iniciantes. 2001. Ciência Moderna. Rio de Janeiro.
• SHITSUKA, Rabbith I. C. M. 2004. Meu primeiro livro de xadrez. Ciência Moderna. Rio de Janeiro.
• Várias Edições da Revista Xadrez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário